Mercadão exibe mensagens de prevenção à aids através de intervenção artística que utiliza frases com humor

Ação é do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids através do projeto Fluxus: Informação, Arte e Saúde

Desde o final da semana passada as pessoas que foram ao Mercado Municipal de Campinas depararam-se com uma campanha inédita de prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Trata-se do projeto Fluxus: Informação, Arte e Saúde, do Programa Municipal de DST e Aids de Campinas, instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), que traz parcerias com artistas e coletivos de artistas para veicular as mensagens de incentivo ao uso da camisinha por meio de diferentes linguagens.

No caso, os artistas são do Ateliê Aberto e o ambiente é do Mercado Municipal, patrimônio histórico da cidade e ponto de visitação de aproximadamente 10 mil pessoas por dia. Com estas informações, o Programa DST/Aids e o Ateliê Aberto permearam o local de mensagens bem-humoradas e, nem por isso, menos sérias.

Daí os trocadilhos e as brincadeiras com as mercadorias e seus usos com referências à fala popular e as inevitáveis combinações das mensagens de prevenção, aliando a camisinha a produtos e mercadorias como lingüiças, temperos, pintinhos, entre outros, comercializados no Mercado Municipal.

Dia 22, uma sexta-feira o Programa DST/Aids e o Ateliê Aberto levam uma mostra da intervenção através de um documentário em forma de mix multimídia à Praça Bento Quirino (Largo do Carmo), a partir das 20h, com acesso gratuito. É a edição quinzenal do Projeto, com tenda montada no local com profissionais da Saúde para tirar dúvidas e dar encaminhamentos sobre DST/Aids.