Aids: Artes plásticas e MPB mandam mensagem sobre HIV

Aids: Artes plásticas e MPB mandam mensagem sobre HIV

Sylvia Furegatti, de Campinas, fará colagens em árvores espalhadas por vários espaços de Campinas; Projeto que envolve arte, saúde e informação é desenvolvido pelo Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde; pintora Vânia Mignone e graffiteiros também já participaram:

Espaços públicos situados em cruzamentos e avenidas de Campinas ganham, a partir do dia 23 de maio (uma sexta-feira), um trabalho inédito com mensagens extraídas da Música Popular Brasileira (MPB) para uma série de intervenções artísticas que propõem a reflexão sobre a epidemia de aids através da obra da artista Sylvia Furegatti.

É a terceira edição do projeto “Fluxus Arte”, que apresentará a intervenção "Frases Curtas, Pensamentos Longos". As frases serão fixadas em troncos de árvores. O lançamento deste projeto é uma semana antes, nesta sexta-feira (16 de maio de 2008), ao Largo do Carmo (Praça Bento Quirino), Centro, às 20h. No local Sylvia Furegatti receberá a população para conversar sobre este trabalho, a arte nos espaços públicos e a epidemia de aids.

A produção é do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas. "É um trabalho efêmero que propõe ao passante urbano da cidade de Campinas uma experiência artística dada pelo sussuro de rápidas frases retiradas de algumas canções da MPB", explica a artista.

"Cinco trechos urbanos da cidade foram escolhidos pela persistência e beleza do conjunto de árvores que se impõem entre a estreiteza dos canteiros e a velocidade das rápidas avenidas. De modo simultâneo esses lugares vão exibir frases adesivadas nos troncos dessas árvores remetendo-nos aos encontros, esperanças, caminhos entrecruzados das tantas pessoas que atravessaram o fluxo de nossas vidas", completa.

O trabalho integra o conjunto de ações do Projeto Fluxus - Informação, Arte e Saúde, promovido pelo Programa DST/Aids de Campinas. A cada 15 dias o Programa DST/Aids instala sua tenda para a realização do Fluxus na Praça Bento Quirino, próxima do monumento-túmulo do maestro e compositor campineiro Antonio Carlos Gomes.

No local, uma equipe de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e parceiros esclarecem dúvidas e realizam outras ações relacionadas ao controle da epidemia de DST/HIV/aids. O Fluxus Arte, no entanto, um projeto dentro do Fluxus Informação, Arte e Saúde, iniciado em dezembro de 2007, é um projeto que estende-se por 2008 com intervenções que serão efetivadas de dois em dois meses por um grupo de artistas visuais convidados.

Já participaram do projeto artistas como Vânia Mignone, que doou uma tela posteriormente reproduzida em out doors de Campinas, além de coletivos de graffiti que coloriram muros e paredes da cidade com mensagens acerca do assunto.

“Frases Curtas, Pensamentos Longos”
Lançamento: sexta-feira, 16 de maio de 2008
Horário: 20h
Local: Praça Bento Quirino (Centro), em frente ao monumento-túmulo do compositor e maestro campineiro Carlos Gomes
23 de maio: Primeira etapa da intervenção nos trechos: Av Barão de Itapura; Av. Dr. Theodureto de Camargo e Av. Luis Smanio. Das 9h às 15h
30 de maio: Segunda e ultima etapa da intervenção nos trechos: Av José Souza Campos e Rua Delfino Cintra. Das 9h às 15h.
Alguns locais já definidos para as intervenções:

1) Avenida Barão de Itapura (pouco antes do Banco do Brasil);

2) Duas seqüências entre a Avenida Doutor Theodureto de Camargo (depois do Bambini, em frente à fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico) e Avenida Luis Smânio (que margeia a Escola de Cadetes);

3) Avenida José Souza Campos (final dela, sentido Taquaral, pouco antes dela se transformar na Avenida Julio Prestes);

4) Delfino Cintra (centro, logo depois do viaduto, próximo ao auditório do Cotuca – Colégio Técnico de Campinas / Unicamp);


Frases selecionadas:

1) Há muita gente apagada pelo tempo nos papéis dessa lembrança que tão pouco me ficou. (Caetano Veloso)

2) Igrejas brancas, luas claras na varanda, jardins de sonho e ciranda... (Caetano Veloso)

3) Vida louca vida breve, já que eu não posso te levar, quero que você me leve... (Cazuza/Lobão)

4) Solidão a dois, de dia faz calor, depois faz frio... (Cazuza)

5) Os anos se passaram enquanto eu dormia e quem eu queria bem me esquecia... (Arnaldo Antunes)

6) Agora eu vou cantar pros miseráveis, que vagam pelo mundo, derrotados. (Cazuza)

7) Pras sementes mal plantadas que já nascem com cara de abortadas, (Cazuza)

8) Pras pessoas de alma bem pequena remoendo pequenos problemas, querendo sempre aquilo que não têm... (Cazuza)

9) Pra quem vê a luz, mas não ilumina suas minicertezas... (Cazuza)

10) Vou deixar a rua me levar, ver a cidade se acender, a lua vai banhar esse lugar e eu vou lembrar você... (Ana Carolina)

11) Chego a mudar de calçada quando aparece uma flor e dou risada do grande amor... (Chico Buarque)

12) Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu... a gente vai contra a corrente até não poder resistir, na volta do barco é que sente o quanto deixou de cumprir... (Cartola)

13) Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar, rir pra não chorar... (Cartola)

14) Ainda é cedo amor, mal começaste a conhecer a vida, já anuncias a hora da partida sem saber o rumo que irás tomar... (Cartola)

15) Quando penso em alguém só penso em você e aí então estamos bem... (Renato Russo)


Sylvia Furegatti Campinas – SP, 1968, vive e trabalha em Campinas, interior de São Paulo. Formação: doutora em História da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo; Mestre pela mesma instituição; Especialista em Museus de Arte pelo MAC-USP, Bacharel em Artes Plásticas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Professora universitária dos cursos de graduação da Área de Comunicação (Esamc e Metrocamp, duas universidades de Campinas); Cursos de Especialização / Pós-graduação (Metrocamp) e Aperfeiçoamento em Artes Visuais (Unicamp). Atua como artista plástica realizando projetos de exposição envolvendo instalações, objetos e intervenções artísticas no meio urbano. Fundou em 2008 o Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea de Campinas. Foi sócia do Ateliê Aberto – Produções Contemporâneas de Campinas entre 2004 e 2007. Exposições Coletivas: Bula de Intenções nº1, Campinas, Grupo Pparalelo (2008); Por um Fio. Paço das Artes SP; Espaço Cultural CPFL – Coletivo Ateliê Aberto(2007) Escultura 24 hs. Virada Cultural do Estado de SP em Campinas – Coletivo Ateliê Aberto (2007) VIP - Very Important Persons. Paço das Artes SP/Espaço Cultural CPFL – ColetivoAteliê Aberto (2006) Título de Pintura - Rumos Visuais – Itaú Cultural – São Paulo; Rio de Janeiro e Goiânia / Coletivo Ateliê Aberto (2006) Work in Progress no Ateliê Aberto (2005) Sesc Pompéia – SP em homenagem aos 450 anos de SP (2004); Cenas Paralelas – MAC Campinas (2003) Escritório de Arte Adriana Penteado/SP (2003); Salões de Arte Contemporânea: de Americana (2001); da Bahia (1996) e do Paraná (1997). Exposições Individuais:Arquiteturas Prováveis – a Praça do Capitólio. Projeto de intervenção artística no campus da Unicamp (2005) Museu de Arte Contemporânea de Campinas (2003) Museu de Arte Contemporânea de Americana (2000) Intervenção Urbana no Largo das Andorinhas de Campinas (2003) Projeto P. S. conjunto com a retrospectiva Pancetti – 100 anos no MAC/Campinas (2002) Galeria do Centro Cultural Maria Antonia – USP (1999), GaleriaSesc Avenida Paulista/SP (1996) Premiações: Premio Estímulo da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas (1992; 1997) Citações / Textos de Referência da produção artística:Publicações periódicas (Caderno MAIS! – Folha de São Paulo; Revista Veredas – CCBB/RJ; Caderno Ilustrada – Folha de São Paulo; Caderno C – Jornal O Estado deSP; Revista Bravo; Revista Veja; Cadernos de Cultura de jornais locais como Correio Popular, Jornal do Cambuí e Diário do Povo, etc.Livro Novíssima Arte Brasileira de Kátia Canton, Iluminuras, 2001.

Para saber mais:

Sylvia Furegatti

19 3296 2297 / 2121 3677 / 9798 1351 - sylvia.furegatti@pparalelo.art.br // shfdc@uol.com.br

................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 9232 – 4092, com Eli Fernandes